14 outubro, 2013

sem avental : arroz de especiarias

Hoje aproveitei uma promoção e comprei o livro do Henrique Sá Pessoa Ingrediente Secreto 1. É, isto da culinária está a tornar-se uma bimbice de tamanho XL, com estes sintomas de comprar livros sobre o assunto. Ah, mas vale a pena! Este está por uma pechincha na FNAC (para quem interessar, menos 30%).

Gosto do conceito à volta do Ingrediente Secreto e hoje como tinha de fazer arroz decidi fazer um arroz diferente. Estava com saudades de arroz basmati -  que, se me deixarem, eu como sem parar. Procurei então o ingrediente secreto "arroz". Arroz de gambas com chouriço, risoto de abóbora, arroz frito com molho de soja e legumes, arroz com atum, arroz frito com frango e brócolos e arroz de especiarias com dourada. Dlim Dlim! É mesmo isto. Já disse aqui que não sigo receitas e foi mesmo isso que fiz. Em vez de douradas a Mami ia fazer pataniscas de bacalhau (ai, o que gosto disto!). E na receita original do arroz mudei mais umas tantas coisas, nomeadamente tirei a canela, as ervilhas e em vez de coentros (que não tinha) usei salsa.

Então é mais ou menos assim:

* um refogado com meia cebola picada, um fio de azeite e um fio de oléo vegetal
* depois de a cebola ficar dourada acrescentar uma mistura com: uma colher de chá de cominhos, uma colher de chá de caril e um dente de alho picado
* colocar o arroz basmati e envolver tudo juntamente com três cascas de limão
* acrescentar água já quente com sal
Dica: eu faço tudo "a olho" mas para quem gosta de ser rigoroso nas medidas - uma parte de arroz para uma e meia de água
* quando estiver a ferver reduzir o lume e colocar pimento picado e salsa (a receita original diz para colocar ervilhas e acredito que com espinafres ou qualquer outro legume fique ótimo!)
* deixar cozer e verificar os sabores

Ficou tão e tão bom. Mas eu sou supeita: adoro especiarias (com excepção de canela) e adoro pataniscas.




[dizem que comer arroz do tacho sabe ainda melhor]

Sem comentários: