10 outubro, 2013

sem avental : bifes de atum

Um dos momentos de que gosto particularmente para pensar (para além das viagens de carro com música da boa) é enquanto cozinho. Gosto de cozinhar. É das poucas coisas para quais o meu nível de paciência se transforma. Sou capaz de estar minutos sem fim a mexer uma panela em lume brando ou picar alho até ficar quase invisível sem nunca me queixar.

Na cozinha adoro experimentar coisas novas, inventar (nunca sigo uma receita à risca), as quantidades vão "a olho". Adoro facas grandes, sentir os cheiros a crescer e a mudar. Adoro empratar com pinta e nunca uso avental (daí o nome desta nova rubrica aqui no estaminé). Adoro os segredos de um prato: porque é que se tem de cortar o peixe assim e não assim, porque é que se mexe assim e não assim... adoro estas dicas. Por isso é que vejo programas de culinária e até compro livros do Jamie Olivier que é espetacular a cozinhar - talvez por já ter ido a um dos restaurantes dele em Londres. Além disso, os livros dele estão cheios de dicas catitas.

No outro dia fiz uma receita dele. Comprei bifes de atum e depois não sabia bem o que havia de fazer com eles, porque na verdade eu gosto é daquilo cru e às tiras, ou seja, sashimi (oh pa mim a salivar!). Por isso, fui ao livro do Jamie e encontrei uma receita das boas. Não a segui à risca, mas foi assim:

* No almofariz alho picado, malagueta (sem semente), sal e sumo de limão.
* Juntar manjericão, salsa e coentros finamente picados (eu sou apaixonada por ervas, por isso, uso e abuso!).
* Barrar o preparado de ervas nos bifes de atum.
Dica: o ideal é colocar o atum dentro de um saco com o preparado e misturar bem, deixando uns 30 minutos em repouso para que o atum absorva todos os aromas.
* Colocar o atum numa frigideira bem quente só com um fio de azeite. Basta deixar o atum cozinhar um minuto de cada lado. Tempo a mais ficará seco, como atum de conserva.

O acompanhamento pode ser ao gosto. O Jamie sugere batata cozida ou frita. Eu fiz salteadas com tomilho mas isso fica para outro pensatempo.



Sem comentários: