13 abril, 2014

sem avental : salada com quinoa

Sendo o meu pecado os hidratos de carbono (pão, massa, arroz - adoro tudo!) comecei a experimentar outras coisas que me distraíssem do pecado. A quinoa foi a eleita. Confesso que estou meia viciada. Há imensas, imensas receitas com quinoa. Na verdade, o segredo está em cozinhar bem a quinoa; para o resto basta usar a imaginação e ir ao encontro do paladar de cada um.

Esta salada de quinoa enche-me as medidas. Mas primeiro, como fazer a quinoa, perguntam vocês?
Já não me lembro onde vi a fórmula para cozinhar a quinoa na perfeição (sinceramente não me lembro se foi num blogue ou num livro, porque sigo muitos blogues de culinária e, confesso que também tenho livros sobre o assunto). Anyway... Aqui fica:

A quinoa deve ser muito bem lavada, em água fria, antes de ser cozinha. Por isso, coloque a quantidade desejada numa bacia (aqui está uma palavra que não me anima, mas não me estou a lembrar de outra) e mexa com a mão sobre a água fria, de modo a retirar a camada que a torna mole quando cozinhada (saponina). Escorra e reserve.

Um tacho com um fio de azeite e junte a quinoa. Deixe cozinhar e mexa até a água evaporar (1 minuto). Adicione duas chávenas de água (para uma chávena de quinoa) e deixe ferver. Juntar sal (eu prefiro flor de sal). Quando começar a ferver, diminua o lume e deixe por mais 5 minutos, até a quinoa repousar (com a tampa). No final, use um garfo para soltar a quinoa.

E agora para a salada basta juntar 3 colheres de quinoa, rúcula, tomate, cogumelos portobello grelhados e nozes. Temperar com azeite, creme de vinagre balsâmico e flor de sal. Bom que só, é o que vos digo!

Sem comentários: