26 abril, 2014

sem avental : pizzas - molho de tomate

Aprendi em São Paulo (ou Sampa como eu gosto de chamar e porque acho que já tenho intimidade com esta cidade para isso) que ao sábado à noite come-se pizza. Em Sampa já comi das melhores pizzas, nem mesmo das duas vezes que fui Itália comi pizzas assim. Verdade seja dita que já fui mais vezes a Sampa do que a Itália, por isso, vou deixar a dúvida para quando fizer uma viagem de carro por toda a Itália - sim, um dia vai ter de ser. Costumo dizer que numa outra vida devo ter sido italiana (mas explico numa outra altura).

Estava eu a dizer que as pizzas em São Paulo são para cima de espetaculares, desde a massa ao molho, passando pelos recheios que me deixam sempre na dúvida sobre o que escolher. Acabo sempre por pedir rúcula com tomate seco (o queijo vem sempre). Gosto das pizzas simples para poder saborear tudo o que têm.

Ontem, apesar de não ser sábado, era feriado, por isso, fiz pizza. Não é a primeira vez cá em casa, por vezes, o cunhado preferido faz no forno de lenha que ficam bem melhores. Mas foi a primeira vez que fiz um molho de tomate caseiro. Para a próxima aventuro-me na massa (uma coisa de cada vez que há uma tese para acabar). Escolhi a receita do Jamie Oliver porque ando rendida com o livro dele em Itália que comprei há uma semana por uma pechincha (adoro pechinchas!). Apetece-me experimentar tudo, mesmo tudo, o que vem naquele livro. Comecei pelo molho de tomate. Ficou tão bom que tenho de partilhar... até porque é sábado e é dia de pizza!

Ingredientes:
1 fio de azeite
1 alho picado (eu pus dois porque adoro alho)
1 mão cheia de manjericão (só as folhas)
1 lata (400 gr) de tomate pelado de boa qualidade (aconselho da marca "guloso")
flor de sal
pimenta preta acabada de moer


E agora?
Muito simples.
Juntar o azeite com o alho bem picado. Ir mexendo até ficar com uma cor dourada (e não queimada).

[para quem não gosta de ficar com o cheiro de alho nas mãos (alguém gosta?) basta esfregá-las com um bocadinho de café e passar por água e depois lavar normalmente para que não fique com o cheiro do café. Garanto que resulta mesmo!]

Juntar o manjericão picado, os tomates, o sal e a pimenta. Mexer e colocar em lume branco durante 20 minutos. Durante este tempo, ir esmagando os tomates com uma colher de pau. Se preferir no final pode triturar tudo para ficar com uma consistência mais homogénea (o Jamie não diz isto, mas foi o que eu fiz).

E já está. Depois é colocar sobre a base da pizza e rechea-la. Usei cogumelos brancos, bacon e queijo, porque é o que a pequenada aqui da casa mais gosta. E foi tudo mais ou menos assim:

 
Não sobrou nadinha.


O molho pode também ser usado em receitas de massas. 
 

 
Eu, viciada em manjericão (e outras ervas aromáticas), me confesso.

 
O livro que me deixa a salivar ou não fosse eu uma apaixonada pela cozinha italiana.


2 comentários:

vvillasboas disse...

Hummmmmm fiquei com a boca cheia de água :)

Dianinha disse...

Vindo de uma paulista de raíz, que ainda por cima gosta disto das cozinhas, isso é um super elogio :)

Beijo com saudades!