05 abril, 2013

vem aí a tese # 3

Há semanas e semanas e semanas que estou mergulhada em dados. Não é transcrever o que disseram, mas sim pegar nisso tudo (nem vos digo quantas páginas de texto são!) e transformar em ciência. Como é que isso se faz?  - perguntam vocês. Não sei bem como explicar... e mesmo que eu tentasse vocês diriam-me: deixa-te disso, que parecem coisas do demónio! Digo que é quase, é quase isso.

É muito um trabalho de criar e depois olhar para o que se fez, voltar a mexer (que é o mesmo que escrever ou transcrever, depende) e limpar; criar, olhar, mexer (escrever ou transcrever, depende) e limpar. São estes os verbos. Termina quando tudo fizer sentido, como a matemática. Como um triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos (por que é que tenho estas coisas na minha memória?).

Podia dizer: Ah e tal, não sei se vai haver sentido algum nestes dados!
Mas não digo, porque eu sei que estes dados vão fazer sentido. Pelo menos para alguns...


E já agora obrigada a todos os alunos, professores e engenheiros que contribuíram para estes dados que ainda vão mudar o mundo ... pelo menos o mundo de alguns.

2 comentários:

Lady Me disse...

Vão fazer sim! Isso de organizar, mexer, limpar dá saudades de andar nessas lides :) Muita força e boa sorte! :)

Dianinha disse...

Obrigada :) um dia voltas a estas lides, mesmo. Beijoca