20 fevereiro, 2012

Anatomia dos Mártires


A "Anatomia dos Mártires" foi o primeiro livro que li do João Tordo.
Convenceu-me logo pela capa, tão macia que dá vontade de fazer festinhas; depois convenceu-me pelas palavras novas que aprendi, pela história que vai prendendo à medida que as páginas avançavam e a considerar a quantidade de páginas dobradas (sim, eu dobro as páginas quando não tenho um lápis à mão para sublinhar) é porque gosto mesmo do que o rapaz escreve.

Isto deixou-me a pensar ...

Em Portugal há escritores. Vivos.
Não é só o Eça que é bom a palavrar. Ou o Camilo. Ou o Saramago.
Temos o João Tordo. E o Valter Hugo Mãe. E o José Luís Peixoto.
E outros e outras que ainda tenho de descobrir (e, por favor, não me venham cá com margaridas que isso faz-me espécie!).

E enquanto estão vivos e vivas devem ser lidos e lidas e reconhecidos e reconhecidas; para escreverem ainda mais.

Voltando à "Anatomia dos Mártires"...
Para saber mais aqui.



PS. Bem disse que "A Queda dos Gigantes" ia ocupar todo o mês de Fevereiro. Faltam umas 300 páginas, mas estou a gostar tanto que cada vez que leio capítulos tenho de partilhar.

Sem comentários: