06 fevereiro, 2010

Como lidar com elogios?

Esta foi uma semana em que trabalhar à noite tinha de ser (apesar de o meu limite ser até pouco mais da 1h porque a medicação dá-me um sono, mas um sonooo. Já tinha dito, não já?). Nas pausas conversávamos, para descansar as pestanas e desviar os miolos em direcção a outro lugar. Numa dessas conversas recebi um elogio. Um elogio que pelo seu significado me deixou sem palavras. Um elogio que guardei na memória para os dias em que me apetece mandar tudo às favas. Isto foi o que senti quando recebi esse elogio. Mas ... eu não lido bem com elogios. Obviamente depende da natureza do elogio:

Há pessoas que dizem que sou linda, mas isso é porque precisam urgentemente de uma consulta de optometria. São míopes e não sabem. Há pessoas que dizem que sou inteligente, mas isso é porque não me comparam com o Steve Jobs, com o Tim Burton, entre tantas outras pessoas. Há pessoas que dizem que sou uma querida, mas isso é porque me ofereceram um gelado ou qualquer outra coisa de que gosto muito. Mas há pessoas que dizem que eu sou anormal, por gostar de pastilhas elásticas com sabor a mentol tão forte que chega aos neurónios. E eu não sei lidar com isto. Há pessoas que dizem que eu sou estranha por ser rapariga que gosta de futebol e de cerveja. E eu não sei lidar com isto. Há pessoas que dizem que estou sempre a sorrir. E eu não sei lidar com isto. Há quem diga que sou única para essa pessoa. E eu não sei lidar com isto. Há uma pessoa que me disse que tenho uma costela de engenheira. E eu não sei lidar com isto.

Eu não lido bem com elogios. Fico sem saber o que dizer. Fico corada do queixo ao couro cabeludo. Fico a pensar em como mudar de assunto. Mas guardo-os. (num cantinho porque também não são assim muitos). Depois vou buscá-los quando tem de ser.

Ultimamente tenho ido buscá-los para me aguentar a não desesperar.
(já passaram 80 dias e eu sem saber o que vai acontecer com o meu doutoramento)


3 comentários:

Lady Me disse...

Esses elogios vindos das pessoas certas são de guardar para depois nos darem força!...

Ominona disse...

Ai ai...esses miopes... :P

Varandas disse...

Tocaste aí num ponto importante, e já ando há que tempos para escrever sobre isso: até tenho algumas coisas boas, mas não sou nem de perto nem de longe o melhor do Mundo em nada. O mais provável é que tu (e mais 99,99999% das pessoas do planeta) também não.

Mas ter níveis aceitáveis de simpatia, inteligência, educação, esperteza já te põe (ou nos põe, eheh) praí no grupo de 10% dos melhores seres humanos que existem!

Não é fixe?? :D:D:D

(E que os outros reconheçam isso só lhes fica bem!)