16 setembro, 2013

vem aí a tese # 5


Fazer um doutoramento não é fácil (embora hajam pessoas que pensem que sim) e eu ampliei esta condição. De vez em quando dá-me para tremer o queixo com os meus cinco minutos de pânico. O processo é mais ou menos assim:

O meu projeto de doutoramento é ambicioso. Ouvi isto muitas vezes. Eu sabia que era, ou melhor, era assim que eu queria que fosse. Tenho três grandes dimensões que se relacionam de tal forma que tudo tem de ser integrado se não, não valeria a pena inclui-las a todas. X com Y; Y com Z; Z com X; e X com Y e com Z. Deu para entender? Huuum, se calhar não mas é que é mesmo isso que acontece. E depois ainda temos os participantes no estudo. Podia ficar-me só com os alunos, ou só com os professores, ou só com os profissionais. Mas não, quis todos, todos, todos. Agora que mergulho nos dados, que sonho com os dados, que respiro os dados, pergunto-me: ”no que é que te meteste, miúda?”. 

Pode dizer-se que os dados é coisa do demónio. Mexem com tudo o que já parecia estar certo. A estrutura da tese estava linda maravilhosa. Mas isto era o que pensava até mergulhar, sonhar e respirar os dados. Mudei a estrutura da tese pela enésima vez, esperando que seja a última.

Vou pensando com as mãos e com o papel e com os post its (já disse que não sei estar sem post its?) e tudo vai ganhando forma dentro da minha cabeça. E é aí que a preocupação também ganha forma: E se não conseguir escrever toda esta clareza que habita na minha cabeça? E se não consigo entregar a tese? E se não for aprovada? E se …

E, de quando em quando, são assim os meus cinco minutos em que tremo o queixo de pânico.

3 comentários:

Ominona disse...

Depois desses 5 minutos de queixo a tremer, vais ter uma vida inteira de coração a palpitar de orgulho e realização quando tudo tiver terminado e verificares que ficou tudo como tinhas mente até em reticências como tanto gostas:)

Vai tudo correr bem!

Um bjinho*

Bombokinha disse...

Não tenho duvidas que vai ser um sucesso!!!! Tudo que se faz com Amor o é e aí se há coisa que não falta é isso. :) Beijinho bem colorido!

Dianinha disse...

Muito obrigada pelas palavras! Assim, em vez de cinco, só acontecem quatro minutos! :)

Beijinho *