19 maio, 2009

Gente desta só à bofetada!

Uma das coisas que me dá cabo dos nervos é a falta de ética profissional. Quando a isto se soma a falta de consideração e de reconhecimento às pessoas que dão o sentido, a imagem e o movimento ao que a empresa, instituição ou organização onde estão todos os dias é ... Olhem, fico com todo o meu sistema nervoso central a palpitar. Juro.

Felizmente não é o meu caso (se fosse provavelmente o meu encéfalo já tinha saído do sítio). Verdade seja dita: sou uma privilegiada. Adoro o que faço. Adoro onde trabalho. Adoro as pessoas com quem trabalho. Aprendo todos os dias, até durante uma conversa ao almoço.
Por isso é que me custa ouvir histórias como esta, situações que fazem o sistema nervoso central palpitar.

Hoje uma amiga minha contou-me que a entidade patronal desistiu do estágio profissional dela. O referido estágio que estava previsto desde que entrou para lá (há meses!). Depois de tanta papelada, tanta pressão, tanta insistência ... desiste-se, pois claro!
Mas o pior foi a minha amiga ter tido conhecimento pelo IEFP. Ligou para lá para saber em que ponto estava o processo dela e a senhora lá lhe disse que já não havia processo porque desistiram. A entidade patronal não se dignou a dizer-lhe o que quer que fosse. Impávidos e serenos. Não se passa nada. Devem ter pensado: Ah e tal quando descobrir, logo se vê. Até lá vai-se indo vai-se vendo e ela vai trabalhando!

Gente desta só à bofetada!

Andámos juntas na universidade.
Foi das pessoas com quem mais aprendi a ser paciente, a acreditar que tudo se faz mesmo quando parece impossível. Foi das pessoas que nos trabalhos que fazíamos dava sempre aquela ideia, que fazia aquilo evoluir.
É das pessoas que mais admiro, pela capacidade de voar em pensamentos e saber depois transportá-los para a realidade. É das pessoas mais íntegras e humanas que conheço.
Não merecia isto. Não merecia mesmo.

Gente desta só à bofetada!

4 comentários:

Hanokh disse...

oh babe, tu nem sabes a minha indignação. Eu tento procurar explicações para esta atitude.Procuro!Procuro!Procuro! E até já coloquei em causa o meu profissionalismo!Será que não tenho sido boa profissional?Será que eles não estão satisfeitos com o meu trabalho?Mesmo não tenha sido boa profissional eles tinham obrigação de me comunicar a sua insatisfação e não o fizeram nunca...aliás eles nunca estão na empresa...Tenho tanta vontade de sair daqui...Isto não tem futuro...é uma empresa para os intervalos e eu estou farta disto!Quero aprender, quero crescer do ponto de vista profissional e aqui não estão a dar essa oportunidade!

é uma desilusão, Diana!

Dianinha disse...

Minha borboleta!

Nunca duvides do teu profissionalismo ... Mesmo! Eu conheço-te, eu sei do que és capaz, eu sei o que fazes, eu já trabalhei contigo e, por isso, sei que és muito competente, responsável, dedicada, empenhada e tens uma cabecinha brilhante, cheia de ideias, cheia de entusiasmo e bons valores, e um espírito crítico que hoje em dia é raro de se ver!

Tu és muito boa no que fazes, daí ter ficado tão indignada quanto tu! Tal como te disse, vais encontrar o melhor ... tudo é uma questão de tempo! Tu mereces! Tu vais superar isto com uma pinta ... oh oh! Eu sei que sim.

Agora a máxima da Dianinha: "Vamos lá tirar o lado positivo da coisa" ... até este momento de desilusão se tornou uma aprendizagem, babe! Há males que vêm por bem e de um momento para o outro vai-te aparecer aquela oportunidade que te vai fazer aprender, crescer e evoluir!

Beijinho*

Sad Tear disse...

À bofetada??? era logo uma valente sova... daquelas de irem logo para o hospital....

Dianinha disse...

Já estou como a Sad ... em vez de bofetada, a verdadeira sova!

E eu vou contigo babe! assim aproveito para descarregar os males e para queimar calorias! Ah pois é! :P