03 novembro, 2008

A véspera ...!



Este post é particularmente dirigido aos mais dotados de raciocínio lógico-dedutivo, para aqueles que dizem nada perceber aquilo que escrevo.
Por isso o pensatempo de hoje será (sub) objectivo, sem metáforas, sem entrelinhas. Sem reticências e só pontos finais.
[Sim, porque também é possível escrever assim!]

Pegando na pergunta da semana (do mês e talvez do ano) … sobre o que mais se escreve, sobre o que mais se especula, sobre o que mais se fala, sobre o que mais se ouve: Quem vai ser o próximo presidente dos EUA?

Obama – o carismático
McCain – o imprevisível

Comecemos pelos números:

[os números ajudam sempre quando se quer ser objectivo!]

Os fundos recolhidos pelos democratas chegam aos 482 milhões de euros! Os gastos rondam os 214,6 milhões de euros, sendo 146,6 milhões investidos em propaganda política.

Os republicanos recolheram cerca de 286 milhões de euros! Os gastos ascendem os 3132,6 milhões de euros, isto porque mais de 3100 milhões de euros foram só para propaganda política!
[comentários?]

De facto, as eleições presidenciais nos EUA são um autêntico espaço de entretenimento, entre debates, discursos, comícios, recheados de cores, bandeiras e gritos que se acendem na multidão que apoia o seu candidato.
E estas eleições têm ingredientes que as tornam ainda mais vibrantes para quem assiste: a possibilidade de pela primeira vez um negro liderar a EUA; a actual crise financeira; a anarquia em Wall Street; e depois o que já se sabe, a segurança nacional, a política externa and so on …!

A verdade é que esta decisão é não só importante para o país de que falamos, mas também para o resto do mundo. Independentemente da postura serena de Obama ou da impulsividade de McCain, um destes homens vai ter um papel decisivo nas nossas vidas.
Quem vai ser, não sabemos … apesar das sondagens apontarem para Barack Obama, do Colégio Eleitoral (538), cerca de 132 ainda estão indecisos o que poderá inverter todo o cenário a favor de John McCain.

Obama vs McCain – façam as vossas apostas!

[Castiço, este post já deu para perceber? :) Obrigada pela inspiração ...]

1 comentário:

Hanokh disse...

e tens dito...:D