31 março, 2012

muitas voltas e rodopios

Estou há dois anos para ler este livro e aconteceu só esta semana; e apenas porque acabei por encontrá-lo por uma pechicha. Na realidade não me apetecia dar quase 18 euros (os livros são mesmo caros, caramba!) por um romance dos tempos modernos. É aquele receio de uma aproximação aos Sparks ou às nossas Margaridas. Tudo isso me faz espécie.

Mas o David Nicholls foi uma bela e simples surpresa. A estrutura do livro está muito bem conseguida. E o conteúdo do romance em si ... também. É, de fato, um romance dos tempos modernos, mas com personagens bem reais, diálogos bem reais, acontecimentos bem reais. Chega a ser divertido e também faz pensar naquilo que todas as pessoas, em algum momento e por diversas razões, já pensaram: a vida dá  muitas voltas. E eu acrescento: e muitos rodopios.

Este livro foi particularmente bom para abafar as insónias da semana. Fui intercalando a leitura com o Kerouac - que tem uma escrita que me deixa sem respirar de tão intensa, mas sobre isso falaremos daqui a uns dias - e quando dei por mim já o tinha acabado.

Para quem quer ler uma boa história, para pensar em muitas voltas e rodopios, não deixem de ler o "Um Dia". Se puderem comprem um livro com a capa original. Não sei porque é que insistem em fazer capas com imagens dos filmes ... é que estragam tudo!


Sem comentários: